quinta-feira, 25 de março de 2010

Aplicação à questão do erro na opinião e no discurso.

"...
ESTRANGEIRO
- Na verdade, meu caro amigo, esforçar-se por separar tudo de tudo, não é apenas ofender à harmonia, mas ignorar totalmente as musas e a filosofia.
TEETETO
- Por quê?
ESTRANGEIRO
- É a maneira mais radical de aniquilar todo discurso, isolar cada coisa de todo o resto; pois é pela mútua combinação das formas que o discurso nasce.
TEETETO
- É verdade.
ESTRANGEIRO
- Vês, pois, como era oportuno, como o fizemos há pouco, lutar contra essas pessoas e constrangê-las a aceitar a associação mútua.
TEETETO
- Oportuno para quê?
ESTRANGEIRO
- Para assegurar ao discurso lugar no número dos gêneros do ser. Privarmo-nos disso, com efeito, seria, desde logo - perda suprema - privar-nos da filosofia. Além disso, é-nos necessário, agora, definirmos a natureza do discurso. Se dele fôssemos privados, recusando-lhe absolutamente o ser, isso significaria negar-nos toda possibilidade de discorrer sobre o que quer que fosse, e dele estaríamos privados se concordássemos que absolutamente nada se associa a nada.
..."
(SOFISTA, Platão: pág. 193, Edição: Os Pensadores)

6 comentários:

  1. Esclareça-me ó André!!!

    Essa é aquela velha discussão entre o identidade e diferença...onde o mesmo permanecendo facilitaria a observação e mesmo a construção de algum conhecimento ao contráriando(os pensadores originários) os seguidores de um fluxo puro, de um devir eterno?
    Ps. Já coloquei o link do teu blog na minha página e estou te seguindo ...só tô esperando você me seguir "tumbém" Ah!! o esloveno ou eslovaco vai ficar aqui em casa por período indeterminado ok? Fui convocado pelo Estado e agora vou virar personagem kafikaniano..vide "O processo"!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vai trabalhar heim professor?! ou vai continuar levando a vida na flauta? .... rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Identificar um discurso para a partir dele construir um conhecimento do permanente e contrariar assim a idéia de um fluxo puro, de um devir. Assim penso. Tenho que estudar mais. Tenho que pensar Górgias fora da âmbito platônico... é possível?

    ResponderExcluir
  4. Qualé Martins!!
    Vim cobrar outra postagem...e que você me siga lá no blog também!!!Outra coisa..configura tua página para ter links de outros blogs!!! desta forma você passa visitar outros e também recebe visita...essa é a brincadeira(séria)dos blogs!!!
    Se precisar de ajuda é só falar!!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Martins!!
    Estou divulgando outors dois blogs de trabalhos de meus alunos...visite e comente;
    http://savianarte.blogspot.com
    http://salgadarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Botei lá um texto com citação do Slovej.....

    ResponderExcluir